Pesquisar este blog

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

A flor da noite

Meio tarde para a pichação no muro de cal do fuchique, vamos combinar. Vinte minutinhos para Paloma de porcelana desatinar. Daqui a pouco, Paloma escancara, descontroladamente, rarará, rompe em soluços, abre portas e compotas na televisão, meus digníssimos leitores em via de babar na fronha, fatigados de aguardar uma novidade, a surpresa é o vácuo, o sino do silêncio, do sol a pino ao cair da tarde. Paloma corta um dobrado, rarará, come o pão fresquinho, das mãos em brasa do cupincha de belzebu, coitada, o capeta da ocasião não é brinquedo, Mateus Solano arregaça, disfarçado de boneca, luxo só, de terninho reto e gravata de seda, ambos devidamente cor-de-rosa. Félix bicha má é foda, cara. Deve ter alguma ligação, algum conhecimento com aquela sóbria, elegantérrima traficante de moçoilas inocentes - um magote de donzelas retardadas - o gato e a que jura ser a gata, rarará: duas ruindades entrelaçadas. Solano é best friend da personagem nude do folhetim anterior, aquela megera de grife, Lívia não sei de quê, parece que é Lívia Marine, agora a senhora veja bem: uma distinta senhora quebrando tudo no salto e na sofisticação, embalada num tailleur perolado, atendendo por um nome melado desse – Lívia, Lívia é até meio enfaroso, rarará, Lívia podia ser gêmea de Nívea, duas lácteas cocadinhas de leite condensado, rarará, pois muito bem, a senhora cai feito um patinho, aposto, a senhora vai e defende Lívia na lata, paga até a fiança, o pau que mais dá no mundo é gente besta, minha senhora, besta credenciada, besta de doer, assim como, por exemplo, a minha pessoa e a própria pessoa da senhora. Se dependesse da minha audiência, a Globo já tinha falido, fala sério. Lixo só. Tirando terça-feira, o dia nacional da graça – humor de primeira, deveras bem bolado – o que resta não presta. Perdi meu marido para a novela das nove, ele e a senhora podem, de bom grado, lambuzar-se de Amor à vida, fazendo a gentileza de me incluir fora do pacote.
Feriado não é melhor porque o tal marido fica em casa, demandando todas as atenções e salamaleques. Ronaldo badala por aí que é completamente independente, donde concluo que não assisti à metade dos episódios da série. O amor se conquista passo a passo e o ciúme é a véspera do fracasso... No dia que eu mentir, é a saideira e a conta: o fim da raça. A cada cinco minutos, sou convocada a inspecionar e aprovar qualquer coisa grande ou pequena que ele cisme de fazer, desfazer, refazer, dentro do feriado!, com a finalidade de passar tempo, por uma extraordinária coincidência, pasme!, justamente o mesmíssimo tempo reservado ao meu quindim das sextas-feiras: uma nova, absolutamente irrelevante historinha para o blog. Ainda nem compreendi como deu-se o milagre, rarará, por qual obra do Espírito Santo, consegui, na prorrogação, distraí-lo com o peixe da janta, escapuli pezinhos de lã para o notebook, isso graças a uma lapa de dourado, o bichão estirado na pia, reivindicando especiarias e desvelos. Sede de escrever, fome de espreitar. É enternecedor, apaixonante, Ronaldo curte culinária, o mago dos temperos tira onda, entretido - guri e bolas de gude - no laboratório da cozinha. A flor da noite explode, o aroma se espalha, inscreve-se nas narinas, nos cômodos da modesta morada. Texto à moda, com batatas coradas, prontíssimo, fumegando na baixela, o entusiasmado autor à mesa, sorrindo: "Mãe, sai da net, vai... Agora é hora da ceia".


Giovanni Melo, essa crônica é sua.

4 comentários:

  1. Drika, tu virou escritora "mermo", Muito bom teu "brogue" kkkkkk. Adorei!
    Diz a Ronaldo que qualquer dia vamos experimentar as artes culinárias dele,Ok?
    Vou recomendar a Gio, tenho certeza que ele também vai gostar!
    Bjos e saudades!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mulher, acaba com isso, que o Velho Braga se ofende, rarará!!! Volte sempre, querida... Beijos.

      Excluir
  2. Além de pé na cova o único humorístico que salva na Globo é Sai de Baixo. Eu me acabo de rir todo domingo! A Magda é impagável: "Pede uma pizza que eles entregam em latrocínio", "Você continua linda Magda!" "Ah! São seus ovos!" kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk sem falar no "Eu quero sexo! Eu quero sexo!" do Caco! Toma lá da Cá também era muito bom, "Lá em Pato Branco..." nunca vou esquecer da Bozena, nem do Seu Ladir "É mara!" ou da Dona Copélia "Prefiro não comentar" e daquela moça que fazia a "Sapata" kkkkkkkkk. Miguel Falabela manda muito bem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tapas e Beijos tem uma levada que me diverte, Felipe, rarará!! Djalma e Seu Chalita são sensacionais!! Tijolo e a namorada traveca, rarará, muito bom!! O programa me deixa no ponto, pronta pra morrer de rir com Pé na Cova, na minha opinião, sem defeito!! Beijos.

      Excluir