Pesquisar este blog

terça-feira, 20 de novembro de 2012

O outono da matriarca

Bom dia, diletos amigos e amigas da rede blogue. Hoje, a bem da verdade, desde ontem, amarrei meu bode, e com categoria. Faço de um tudo para esquecer a quarta-feira útil, praticamente engatada já, na gloriosa terça-feira da consciência negra, voto em três dias feriados, no ano vindouro, e para sempre, assunto encerrado, black is beautiful, eu quero um homem de cor, etc., etc., etc., quem me conhece, entendeu faz é tempo, que eu dava um quarto ao diabo para ser escurinha, rá rá rá, escurinha é foda, ‘aquela moça escurinha’, eita, eu dava um quarto ao diabo para ser pérola negra, no sangue, na mente, no gesto, no tom da pele, nos pelos, no clarão dos dentes, na graça, na resistência, esse furor, essa delicadeza, a coisa mais querida, a glória da vida. Dona Rita ficava era cabreira, ressabiada, quando eu dizia:  Mainha, escreva aí, ainda vou me casar com um preto retinto, que é para dar um upgrade na genealogia dessa família, melhorar a raça, me lembro como se fosse hoje, Dona Rita branca de neve, rá rá rá, olhava duro, pedindo a Deus que eu estivesse só de brincadeira. Eu quero me casar com esse aí, Mainha, isso era a gente vendo TV, eu, na pândega, for a change, instigando, referindo-me ao incomparável, intangível menino Milton Nascimento de três corações. No clã dos Oliveira, Dona Rita administrava o fã-clube do negão, tiete até o mucumbu, de carteirinha. Na hora de assistir ao negão reluzir no palco, ao vivo e na mais bela cor, sentadinha na segunda fila, a velha desabou com farofa, desmilinguiu-se toda ao som do blue, do pé à ponta, conto porque vi, meninos, eu vi. Dona Rita ria de morrer com a história do casamento com o negão, argumentava que a empreitada seria meio difícil, esse aí não gosta de mulher, aposto o que você quiser, minha filha! Tantos dos nossos desgostam do sexo oposto, quando se trata de fazer amor e sexo, minha nobre gente é uma figuraça, uma esquisitice, um laboratório, uma ciência, e a vida segue assim, lá em casa e no oco do mundo, segue gauche, estereotipada (que seja, ué?!), contraditória, exclusiva, aos trancos e barrancos, inclusiva, também, amém. “Eu preparo uma canção em que minha mãe se reconheça, todas as mães se reconheçam, e que fale como dois olhos. Caminho por uma rua que passa em muitos países, se não me veem, eu vejo e saúdo velhos amigos. Eu distribuo um segredo, como quem ama ou sorri, do jeito mais natural dois carinhos se procuram. Minha vida, nossa vida, formam um só diamante, aprendi novas palavras e tornei outras mais belas. Eu preparo uma canção que faça acordar os homens e adormecer as crianças.” Drummond e Milton Nascimento, a bênção.
Amanhã é dia de branco. Capricorniano original de fábrica, tadinho, sofre mesmo de véspera, mas nem é essa a razão do meu bico de tucano. O agravante é a frescura de Ronaldo. Meu marido acaba de surtar no melhor estilo, deu um piti daqueles, de drag queen menstruada com cólica, a senhora nem queira saber por quê. Chilique master porque, a essa altura do baile, eu não aprendi a estender a roupa na corda, dá pra tu? Aproveito o ensejo para salvar o seu matrimônio, madame: nunca, jamais, em tempo algum, exponha ao sol o primoroso enxoval, dobrando as altaneiras peças ao meio. Se pretende que o planeta sobreviva, com a gente dentro, estique as cuecas e prenda-as com dois pegadores, faça exatamente o mesmo com as crocodilas camisas do seu respectivo, deixe-as por um triz, penduradas na extremidade da extremidade, a um milímetro da queda fatal, do contrário, nenhum trapo secará, daqui até a eternidade. Colei chiclete no Manto Sagrado, venerável seguidor do meu destempero! Só não fico mais injuriada por causa do toró bem mandado, São Pedro, dessa vez, caprichou no dever de casa, tome-lhe chuva no cocuruto dos panos do quintal, exemplarmente espichados... e encharcados, rá rá rá, acho é pouco, para Ronaldo deixar de ser besta. Duas encarnações e meia agora, meu bem, para enxugar a trouxa de minha sinhá, tomou?
Não estou boa para pobre, pronto, falei. O infeliz do exame da tontura confirmou a suspeita da doutora: labirintopatia com discreto comprometimento da audição esquerda, manifestado, feito a gota serena, sob a forma de vinte e quatro horas de zunido na cabeça, isso apenas. Gastei sola de sapato, para cima, para baixo e para ambos os lados, a dama do asfalto, procurando a farmácia misericordiosa que me concedesse uma meia-entrada, um desconto de professor inadimplente, quando o próprio médico já vai dizendo olhe, a medicação não é barata, mas é a mais apropriada para o seu caso, minha senhora, a pílula é pó de pedra preciosa, pode confiar. E se eu lhe revelar que a maldita é feita de ginkgo biloba prensada? A senhora vai duvidar, né? Isso é o pau que mais tem no Mundo Verde, tem tanto que tão vendendo, doutora, barato feito bolo de goma! O comprimidinho do Mundo Verde tem o efeito de uma água de coco, no cérebro da desequilibrada, é mole? Para aprumar o juízo, tem que custar uma limusine, sabia não?! Em cada esquina de Cabo Frio, o remédio tem um preço diferente, de 95 contos (na Pague Menos) até 139 patacas (o preço da Tamoio, não passe nem na calçada, minha senhora!), preços vários, para todos os bolsos, pode escolher. Tô meio desconfiada de que a conversa com Drª Karina, justo no fim do fim de semana prolongado, foi que me deixou estropiada... A bolinha em questão, nas abalizadas palavras da especialista, aumenta o fluxo sanguíneo, melhorando a oferta de oxigênio na cabeça. A bula esclarece: indicado para problemas de memória, função cognitiva, tonturas, dor de cabeça, vertigem, distúrbios circulatórios periféricos, problemas de retina e, puta que o pariu, estágios iniciais de demência, como Alzheimer e demências mistas! O começo do fim? Ou o famigerado THE END, assim maiúsculo, propriamente dito? Deseja escapar de ficar velho, parceiro? Quem é coxo, parte cedo... Parta antes, meu camarada! 

8 comentários:

  1. Ah, tá bom, vou explicar bem direitinho, então: COXO = MANCO, kkkkk... 'Quem é coxo, parte cedo!', antes dos demais, porque vai mancando, mais devagarinho, precisa de mais tempo para chegar, na hora certa, onde deseje chegar, certo, kkkk?

    ResponderExcluir
  2. kkkkkkkkkkkkkkkkk, já te disse, dessa vez você se superou kkkkkkkkk, demais! Quanto à ''Black is beautiful'', ouvi essa música no domingo e hoje vejo aqui... São muitas coincidências mesmo hein, haha.
    Luana.

    ResponderExcluir
  3. kkkkkkkkkkkkk saudades de suas cronicas muuuito divertidas, até parece que estouu te ouvindo contar a estoria, tia. Saudade imensa, Lu

    ResponderExcluir
  4. Incompetência pra pendurar roupa na corda, piti de marido, labirontopatia, remédio caro e, pra completar e ficar tudo bom demais, Milton Nascimento e Drummond!!! É como eu disse, continue a escrever, continue a escrever... Adoro!!!

    ResponderExcluir
  5. Ah, e ainda tem a referência a García Márquez! Lendo vc, dá até pra gostar da ideia do "outono" da vida, hehehe. Bjs

    ResponderExcluir
  6. Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Quase morro de rir aqui na recepção da oficina.
    Muito bom, tia!! “upgrade na genealogia dessa família, melhorar a raça...“ Adorei!!
    Fiz um exame de audição na semana passada e o resultado foi que sou quase uma mutante, a dra disse que a minha audição é incomum. Isso explica 40% das causas das minhas brigas com Eduardo na adolescencia por causa de som alto. Eu escuto sons que normalmente as pessoas não escutam. Tipo um cachorro.Explicou também pq os cinemas de hj me agridem tanto. E talvez até explique a minha sensibilidade para os eventos que vc já sabe... Já pensou?! Fiquei bege.
    Bjim
    Manu

    ResponderExcluir
  7. Ai Adriana... Suas crônicas me exultam a minha alma.
    Posso tá deprê, posso tá mal, elas sempre me arrancam nem que seja um riso de canto de boca.
    E não sabia desse desejo pelos da minha etnia. Pois é, pois é, os diamantes negros são lindos mesmos, sua essência é diferente dos diamantes comum, você sabia que depois de muito tempo de pesquisa, descobriram que os diamantes negros não se formaram aqui, nisso que chamamos de Terra, ele vieram de lá, do espaço. "Os diamantes são para sempre? Não, eles são desde o sempre!"
    Faço minha suas palavras: "Black is Beautiful".

    ResponderExcluir
  8. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Puta que o pariu mesmo...rindo muito...já até voltei pra ler uns trechos e rir de novo !!! Agora tô esperando o Flávio chegar para mostrar a parte da Ginko Biloba...que ele já tomou também, no caso era pra memória, mas aí não funcionou, sabe porquê? Porque ele também se esquecia de tomar!!! kkkkkkkkkkkkkk. Sensacional, concordo plenamente com Adriana, dessa vez a Peixoto. Bjo. Evelyn

    ResponderExcluir