Pesquisar este blog

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Depois dos temporais II

Minha amiga, eu vou lhe mandar um papo reto: um elefante incomoda muita gente, dois elefantes incomodam, incomodam muito mais! A pobre, ingênua docente desavisada, meu nome e completo sobrenome, a senhora entende que sou essa maria-mole abestada que para reabilitar não há um só remédio em toda a medicina, a maria-mole de crachá de besta, a anta irrecuperável dá asa à cobra criada, depois é sem trégua essa peleja, o danado do menino não dá um refresco, só quer ser o best friend, no divã da intimidade da professorinha, mais por dentro que um talinho de macaxeira, da nada mole vida da gente. Atendendo a inúmeros, insistentes pedidos, todos muito bem representados pelo glorioso Felipe Santos, esse cara é você, meu querido, rá rá rá, Felipe é um dos meus 27 leitores da atualidade, sendo que dou a ele essa condição de mandar na minha crônica de fio a pavio, dou e arreganho (o espectador assíduo, interativo, envolvido, tagarela, na fila de autógrafos, rá rá rá, tem comigo todas as prioridades, digo logo!), concedo-lhe o direito somente porque, se, nos carnavais acontecidos antigamente, a presente escrevinhadora desconhecia o significado do complexo verbete fidelidade, ignorando outrora seu sabor de mel, seu cheiro de flores orvalhadas (eita!), minha senhora, por causa de Felipe, preciso admitir, preciso reconhecer, por causa de Felipe, hoje sei. Deus é fiel, mas Felipe, minha senhora, na dedicação ao fuchique, Felipe arregaça! Felipe e seus blue caps, léguas de mim cometer a injustiça, rá rá rá, carregam no lombo, estrada afora, este bloguinho sujo, torto e inconsequente, é mais ou menos por aí. Para vocês, portanto, Lipe, Wel, Lulu, Luciana, Raquel, Fulano, Sicrano, Beltrana, Clara, Ana e quem mais chegar, rá rá rá, abraços e beijinhos e carinhos, e a história doida para se desenrolar. Bom passeio. Toca o bonde, macacada!
Perfil devidamente esculhambadamente concluído, voltei para Recife, a cidade das minhas angústias e da minha brutal felicidade, a minha eterna morada. A vida, conforme deduzimos, seguiu sim, sem susto, sem grandes novidades. No primeiro dia de janeiro de 2008, no miolo do olho do furacão de uma ressaca descomunal (a mardita quando não mata, faz um estrago, ninguém se iluda, madame!), recordei-me daquela noite paulistana (baderna maiúscula, sem fronteira!), me veio o codinome, a senha, bem direitinho, na cabeça, acessei o par perfeito apenas para ter raiva, para ler que as minhas belas mensagens, certamente enviadas pelos mais nobres e cultos homens de bem do mundo inteiro, rá rá rá, haviam sido terminantemente bloqueadas. Lu, no MSN, esclarecendo: “tia, nem adianta, muito tempo sem visitar o site, agora, minha linda, só pagando!”  Promoção de verão: seja cliente VIP por três meses! A bagatela de R$ 19,90! Paguei, a senhora me acredite (qualquer um dispõe de três reles, inofensivos minutos para o elogio da loucura!), paguei ressabiada, paguei no cartão, pelada de medo, paguei para me arrepender com farofa. Das mais de cinquenta mensagens recebidas, um horror, uma coisa de nem se comentar (haja gente burra, cafona e descomposturada, viu?), das mais de cinquenta (dá pra tu???), nenhuma restara. Dias depois, depois da escola, estropiada de cansaço, tarde que só, já de madrugada, notei, na minha caixa de entrada, um e-mail meio diferente. Começava assim: encontramos um perfil compatível com o seu. A grande vantagem de ser VIP então, compreendi, era aquela! O sujeito VIP tira um cochilo na rede, rá rá rá, enquanto a laboriosa equipe de cupidos desocupados cuida do serviço pesado, a difícil busca da agulha decente, no amplo palheiro, aglomerado de desavergonhados. O tal perfil? Ei-lo: NOME: Teleofilus. NATURALIDADE: Rio de Janeiro. IDADE: cinquenta e uns. DESCRIÇÃO: nem jovem nem velho, nem alto nem baixo, nem gordo nem magro, nem feio nem bonito, humano só, e demasiado. FRASE DE APRESENTAÇÃO: se a vida insiste em te dar limão, meu camarada, faça uma boa limonada, com muito açúcar. Sofri uma leve tontura, não convém mentir neste momento da mais pura verdade. O velho do Rio, rá rá rá, usara as minhas mesmíssimas palavras!! Tínhamos idade e disponibilidade para acolher, na palma da mão, cada deslumbramento que a mágica do acaso nos trouxesse, decerto, alguém precisava estender o braço, foi dessa maneira que imaginei. Bebi um pouco, por cima da ressaca, mais duas ou três taças do vinho tinto da coragem com a qual raríssimamente posso contar, nesse quesito, especificamente, nunca fui uma vasta mulher, pelo contrário, assemelho-me a um prato de papa, um balde de banha, um humílimo baguinho de jaca. Mais para lá do que para cá, finalmente, acenei: um olá despretensioso pela coincidência na referência ao limão, Teleofilus. Com extraordinário senso de humor, a tão característica e apaixonante irreverência, aquela graça toda, o riso fácil que desperta e adormece dentro dele, dia após dia, Ronaldo respondeu: “olha que meu limão dá bom caldo! Experimenta!”
Hoje estou com um pendor para confissões, como diria o Mestre Braga, vontade de abrir meu peito em praça pública. Quem for pessoa discreta, e se aborrecer com derrames desses, tenha a bondade de não continuar a ler isto, na próxima sexta-feira.


Para todos os corações apaixonados.

6 comentários:

  1. Sexta, chegue logo! Tô louca p/ saber o desenrolar dessa história massa, professorinha.

    Beijo da doida bocuda.

    Raquel.

    ResponderExcluir
  2. Já conheço quase todo o desenrolar da história... Mas mesmo assim estou amando ler. Ótimo texto Adriana. Beijos e até sexta.

    ResponderExcluir
  3. Preciso dizer que estou vermelho com tanta atenção? kkkkkkkkkkkkkkk não nasci pra ser elogiado, fico logo bestinha. Sou fuchiqueiro de corpo e alma.
    Sexta chegam os capítulos finais, estou ansioso pelo desfecho. Que história mais linda hein!

    ResponderExcluir
  4. Ronaldo disse: Estou gostando de ver. Já tem até uma nova classe de adeptos do bloguinho - "os fuchiqueiros ou fuchiqueteiros de alma e corpo, com direito a comentário no blog e tudo. Beijo. Amo.

    ResponderExcluir
  5. Estou amando ler....
    Agora pode contar mais uma fã Adriana
    Beijos

    ResponderExcluir